Com base na sua experiência no estudo de soluções e reparação de equipamentos a MJMETRIZA desenvolveu competências na área da reparação e reconversão de equipamentos de metrologia dimensional:
Entre outros equipamentos, destacamos os seguintes:
Os perfilómetros são equipamentos muito utilizados para controlo e estudo de perfis bidimensionais.
O equipamento é composto por uma unidade motriz na qual está montado um braço de medição. Na extremidade desse braço está montada uma agulha de medição.
Através de um movimento com velocidade controlada a agulha percorre a superficie da peça na zona que se pretende medir ou estudar.
O perfil resultante desse varrimento é visualizado no software que permite posteriormente efetuar cálculos matemáticos e determinar distancias, ângulos, pontos de interseção e outros elementos necessários para análise do perfil.
As máquinas de medição tridimensionais permitem a medição de uma peça colocada no volume de medição.
São equipamentos robustos e muito precisos.
A medição é feita através do contacto de um apalpador com a peça.
O apalpador move-se no espaço em três coordenadas (X,Y e Z) identificando de forma precisa e inequivoca as coordenas dos pontos de contacto.
A reparação e reconversão deste tipo de máquinas baseia-se muitas vezes na substituição do sistema de controlo e do software de medição.
Os projetores de perfis são equipamentos muito utilizados no controlo dimensional de pequenos e médios componentes.
Utilizam-se principalmente quando haja necessidade de ampliação da imagem da peça por forma a ser possível ver os pormenores a serem controlados com uma dimensão que permita definir com exatidão essas zonas.
Neste tipo de equipamento a reconversão passa normalmente pela substituição do sistema ótico, da mesa de medição ou do sistema de controlo bidimensional.